domingo, 28 de junho de 2009

O Profeta de Khalil Gibran


Agora você tem uma coluna mensal de literatura aqui no SALLADA.

A assinatura é de Lárissa Tavares, aluna de Letras da USP.


Aqui vai uma dica a respeito de uma obra genial que com fina delicadeza consegue trazer a tona os aspectos mais complexos da alma humana. O Profeta narra a história de um jovem sábio que antes de sair de uma cidade, conta para o seu povo sobre vários temas humanos como amor, amizade e medo. E se enganam, aqueles que pensam que trata-se de um livro religioso.


O Profeta é um livro simples entretanto, não deixa de ter o seu brilho e permanecer anos a fio na memória daqueles que o lê, pois ele carrega em si, uma mensagem que, independente de religião ou etnia, todos nós queremos alcançá-la: a felicidade e a paz.


A poesia de Gibran foi traduzida em todas as línguas do mundo, pois o amor não conhece fronteiras territoriais ou lingüísticas. As palavras do poeta libanês servem como meditação para o coração dos sonhadores ou até mesmo daqueles que não crê em uma vida feliz. A ternura de Gibran escala os muros da indiferença e da maldade, iluminando a todos com sua sutil sabedoria.

Sem dúvida, O Profeta é um das obras mais sublimes da literatura árabe profunda. Para ter um gostinho da imensa beleza de O Profeta, segue abaixo o link no site Youtube, de uma das narrações do livro, feita magistralmente pela atriz Letícia Sabatella:
http://www.youtube.com/watch?v=6aiZcJsZie0


Enfim, para os amantes da literatura (e até para aqueles que não possuem o costume de ler), aí vai uma dica para as férias.
Até mais e boa leitura!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ecologia eletista


Ser ecológico exige muito dinheiro e o custo dos materiais ecologicamente corretos tem
cifras cada vez mais elevadas. Tudo é muito caro!


Torneiras inteligentes, luzes com sensor ou temporisador, capitadores de energia solar,
capitadores de água de chuva, alimentos orgânicos e outras maravilhas do mundo moderno que ajudam - pra caramba - a salvar o planeta.
Infelizmente, custam o olho da cara!


Tá parecendo que a missão de salvar o planeta é só para ricos. Pôxa, será que não dá para popularizar a ecologia? Será que todos - independente da classe social - podem achar alternativas para ser ecológico. Alguns diriam: - Ah! basta pesquisar na internet que qualquer um descobre como ser ecológico gastando pouco. E aí eu perguntaria: - Quanto custa um computador e as idas às lan houses?!


Este texto é uma colaboração de Rogério dos Santos (professor e artista plástico)



Para conhecer mais o trabalho do Rogério, confira o vídeo a respeito de suas obras mais recentes, postado logo abaixo no SALLADA. Ah... É bom lembrar que todas as suas obras são inteiramente sustentáveis, viu?!


Colabore deixando seus comentários abaixo da matéria!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Brasiliana...Brasileiríssima...


Não posso deixar de recomendar o site da mais nova biblioteca virtual do país, ou melhor, do mundo.


Trata-se da BRASILIANA é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permite o acesso a maior coleção pessoal já existente de livros e documentos de e sobre o Brasil .


Lá é possível fazer o download de livros, periódicos, imagens, manuscritos, mapas e obras de referências, além de realizar buscas por título, nome do autor ou data de publicação.


Entre os livros que baixei no meu micro, está Helena de Machado de Assis: uma de minhas paixões literárias. Eis uma primeira edição com dedicatória, capa nobre e todo o charme peculiar de um livro antigo.


Basta acessar: www.brasiliana.usp.br

Fim do diploma de jornalismo


O diploma para o exercício da profissão de jornalista já não é mais uma obrigatoriedade no Brasil. Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal considerou incompatível com a Constituição a exigência da graduação em jornalismo para o exercício da profissão, em votação do Recurso Extraordinário 511961, nesta quarta-feira (17/06).

Entre defesas e críticas, inúmeras perguntas povoam a cabeça dos jornalistas formados, em formação ou os que almejam se habilitar para o exercício profissional.


Qual a sua opinião?
Deixe-a na enquete ao lado.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Meu portifolio

Bom, como sabem sou jornalista por formação e estou a procura de uma nova oportunidade na área de jornalismo, seja no impresso ou na TV. Sendo esta última área a que tenho mais experiência.
Enfim, se souberem de algo, me avisem, hein?!
Confira no link abaixo uma pouco da minha trajetória profissional: